Apesar de que em alguns estados ( sul e sudeste) a temporada reprodutiva esta se findando, dando lugar a preparação para o período de muda, no norte, nordeste e parte do centro-oeste, a temporada esta chegando ao seu auge. E se estende pelo menos até final de maio.
Existem muitos outros aspectos e minúcias que não estão presentes nesses intens ralacionados. Mas se seguir a risca e pesquisar mais sobre cada fase do cicilo reprodutivo, é provavel que tenha sucesso com a reprodução dos Cts (Canários da Terra).
Alguns Itens indispensáveis:
A ciência e fundamentos do manejo e reprodução do Canário da terra tem muitos temas e vertentes. E so vamos aprender se seguirmos parte por parte.
A) Antes de pensar em adquirir o plantel, ja tem que estar com o ambiente, gaiolas, alimentação, e conhecimentos básicos sobre o manejo em geral, ja disponibilizados.
B)Deve-se adquir um casal de Cts oriundos de um driadouro comercial. Caso ainda não tenha o registro no SISPAS/IBAMA. Adquirindo de um criadouro ou criador amadorista, ja receberá pássaros sexados e podera dar o manejo correto e diferenciado para machos e fêmeas.
Assim, os CTs ja vem com pedigree indocando a idade, sexo, procedência. E se o amigo quiser, pode pedir a árvore genealógica dos pássaros.
C) sera importante:
1- local adequado com boa luminosidade
2- disposição das gaiolas criadeiras e outras no ambiente, não permitindo que os pássaros se vejam em hipótese alguma.
3- alimentação com alto teor protéico( entre 20 e 25% de proteína bruta). Esse só é necessário, se as fêmeas não aprontarem até dezembro e janeiro. Mas deve ser usado para a fêmea alimentar os filhotes à partir dos primeiros dias de nascidos.
4- Que os Cts tenham pelo menos 8 meses de idade.
5- Que tenham terminado a muda a pelo menos 2 meses.
6- Gaiolas espécificas para a criação de Cts. Nas medias necessárias e que facilitam o manejo, cobertura, higiene, e espaço físico.
7- Caixas ninho e material para a cama espscíficos...
8- O macho esteja muito fogoso e cantando alto o dia todo. Tanto pra estimular as fêmeas quanto pra que esteja podendo fertilizar os ovos.
9- Serie de exercícios físicos por pelo menos 45 dias antes de serem disponibilizados material para reprodução.
10- Local afastado do trânsito constante de pessoas. Mesmo as da casa e até do criador. Que deve se limitar a mecher na gaiola apenas uma vez por dia.Podendo reduzir para 3 ou 4 vezes por semana. (Duranta o chôco)
11- Que o local não seja nem muito úmido nem muito quente.
12- A incidência direta do sol não é indispensável. Basta qua alguns raios entrem no ambiente onde estão as gaiolas. Mas se puder ser o sol de passagem ou das primeiras horas da mahhã são os ideais.
13- Que esteja com as anilhas disponibilizadas pelo IBAMA nas bitola corretas. Para evitar futuros transtornos legais.
14- E O MAIS IMPORTANTE: que tenha muita paciência, mesmo que tenha disponibilizado todo os itens acima.
Mas confesso que com este arsenal, será difícil não ter algumas ninhadas.
Saudações Positivas!
Serafim Martinez